jump to navigation

Sou mais Macabéa do que Juliana 28/05/2009

Posted by jumarotti in Uncategorized.
trackback
É verdade. Eu sou mais Macabéa do que Juliana.
Para quem não sabe, Macabéa é a personagem principal do livro “A Hora da Estrela” de Clarice Lispectos. Alias, o melhor livro já escrito, em minha humilde opinião.
Macabéa vê a vida como uma coisa que apenas é porque é: “Já que sou, o jeito é ser”. Ela não se questiona, sua existência é apenas ser.
Sem vocação, sem sonhos e sem objetivos, acredita ter sido “soprada” ao mundo.
Tola, solitária, doce e obediente alimenta a lembrança de uma infãncia triste e uma saudade do que poderia ter sido e não foi.
Não, eu não me acho uma coitada. Diferentemente de Macabéa eu tenho consciência dos meu atos e não sou uma vítimda do destino.
Mas por mais clichê que isso possa aparecer, eu ainda não achei meu lugar nesse mundo. Ainda me sinto “soprada”. Me sinto tola, solitária doce e obediente.
É muito difícil eu ser a razão de alguma coisa. É muito dificil eu ser a protagonista de algo. É muito difícil eu me destacar em alguma coisa que faço. Nunca fui a melhor em nada.  (nem a pior… e até o “pior” tem um título só dele…)
Sabe quando uma pessoa tem um talento, e todo mundo o procura para pedir ajuda naquilo?
Eu não tenho talento nenhum. Ninguém me pede ajuda para nada.
Só espero ser protagonista da minha vida sem precisar ser atropelada por nada. Espero que minha Hora da Estrela chegue logo.
Beijos
Macabéa.
Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

